segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Visita da escritora Adélia e bióloga Tise


Visita da escritora Adélia Maria Woellner e da coordenadora do projeto de
preservação do papagaio-de-cara-roxa: Elenise Sipinski (Tise)

Nossas homenageadas foram recebidas na escola pelos alunos, professores e funcionários com carinho e admiração.
Todas as turmas realizaram atividades tais como textos, poesias, desenhos, livros de histórias sobre o papagaio-de-cara-roxa.
A turma do 5ª ano A da professora Adriane encenou uma peça inspirada no livro “A menina que morava no arco-íris”, contando a história de Feri-Fêri, uma menina criativa que cria metáforas para explicar os problemas do planeta.
A escritora Adélia Maria Woellner emocionou-se com a apresentação. “Jamais pensei que assistiria a um trabalho assim. A releitura que fizeram valorizou ainda mais a obra e a transformou em uma mensagem de amor. As crianças trouxeram-me às lágrimas, mas sentir essa emoção e chorar é a demonstração de como a vida é bela”. A autora também parabenizou as professoras e todos os funcionários da escola pelo trabalho desenvolvido.
A bióloga Elenise Sipinski (Tise), responsável pelo projeto da SPVS, conversou com os estudantes e professores respondendo perguntas sobre o projeto de preservação do papagaios-de-cara-roxa, e juntamente com a Adélia relatou como surgiu a ideia e as fases da construção do livro “Vida livre- a história do papagaio-de-cara-roxa”.
Adélia contou-nos sobre sua amizade com Helena Kolody e também descreveu sua vida de escritora, na tarefa de escrever histórias e poesias.
A estudante Maria Eduarda Matias Domingues do 5º ano A, sintetizou  nesta poesia o sentimento de toda a comunidade escolar em agradecimento as convidadas:

Um começo,
Uma alegria
Conhecer Tise
Quem diria

Cuidar de pássaros
Que maravilha
Construir livros,
Nossa!

Ela é estudiosa,
Quem apostou nela já sabia
Que uma pessoa dedicada
Ela seria.

Adélia e Tise: dizer obrigada é muito pouco pela oportunidade que todos nós da Escola Municipal Ditmar Brepohl tivemos de aprender com vocês. Que Deus abençõe suas vidas e que retornem mais vezes.
O projeto continuará e agradeço à todos: direção, pedagogas, professores, funcionários e pais/responsáveis que me apoiaram na realização deste trabalho que é fruto desta partilha de amor e dedicação, para que nossos alunos valorizem a literatura e o respeito à fauna e a flora, porque lugar do papagaio-de-cara-roxa é na FLORESTA!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário